domingo, 15 de agosto de 2010

Prefeito de Afonso Bezerra encerra caminhada de 176 quilômetros

A cidade de Afonso Bezerra, com 11 mil habitantes parou, na manhã deste sábado (14) para ver e receber o prefeito Jackson Bezerra que encerrou às 11h uma caminhada de 176 quilômetros, iniciada na capital às 9h15 de terça-feira.

A população saiu às ruas para cumprimentar o prefeito que foi saudado aos gritos de “guerreiro” e recebeu inúmeros abraços ao longo da caminhada de 35 minutos por dentro da cidade até a Praça Cívica 9 de junho, onde ocorreu um ato público.

Visivelmente abatido, pés cheios de esparadrapos, o prefeito Jackson Bezerra era o retrato do cansaço físico e da alegria da chegada. “Não dá para descrever como estou me sentindo ao completar esta caminhada”, disse o prefeito em meio a abraços e cumprimentos. “Mas você que ter um ideal, objetivos e metas. Se não for assim você não consegue nada”.

Na chegada ao município, Jackson Bezerra já contava com a presença de centenas de moradores além de colegas prefeitos, liderados pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, de Lajes. No ato público, Benes solidarizou-se com o colega, cumprimentou-o pela atitude e saiu em defesa dos municípios: “Chega de intolerância, de tanto aperto, de tanto arrocho. Isso não pode continuar”, bradou o prefeito de Lajes, destacando que a atitude do colega prefeito simboliza a luta dos prefeitos de todos os pequenos municípios do Estado e do País. “Temos que ter vergonha, admitir que as prefeituras estão quebradas”.

Benes anunciou que levará para a reunião de mobilização da Confederação Nacional dos Municípios, da qual é vice-presidente nacional, uma sugestão dos prefeitos potiguares: caso nada seja feito para socorrer financeiramente os municípios, as prefeituras devem suspender todos os programas federais que necessitem de contrapartida dos municípios. “Além de ser o primeiro socorro de todos, os prefeitos têm de custear gasolina para os carros da polícia, servidores para a Justiça , servidores para os programas federais”, acrescentou Benes Leocádio

Ao relatar a situação de injustiça na distribuição do bolo tributário, Jackson Bezerra informou números que retratam a grave situação financeira dos pequenos: A União, os governos estaduais e os 200 maiores municípios do País ficam com 95 por cento de tudo que é arrecadado no País. Para os outros 5.464 municípios sobram 5% do bolo.

O movimento dos prefeitos potiguares não para por aí. Na próxima semana eles pretendem convocar, para um ato suprapartidário, todos os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, a bancada federal, além de todos os candidatos às eleições 2010. O objetivo é arrancar compromissos dos atuais e futuros governantes e parlamentares em defesa dos pequenos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário